Escreva bem para o que for



Não é novidade alguma que devemos escrever bem, pois trás inúmeros benefícios à nossas vidas, mas hoje trago para você o título “Escreva bem para o que for” voltado a pessoas que tem blogs, sites, ou estão começando com um e até simplesmente para aqueles com interesse na escrita.

Quando desenvolvemos um texto temos que pensar no público que o lerá. Se for num espaço onde a maioria é mais jovem, pode haver gírias, ser informal, o texto pode ser redigido como uma conversa para facilitar a compreensão.

Porém sempre prefiro fazê-los de forma impessoal e com palavras que todos os públicos se interessem. Dessa for o número de pessoas é maior e não é restrito.

Quando palavras estrangeiras são postas aqui no Blog considero importante que as pessoas entendam o que estou falando, lembrando* estamos no Brasil e falamos o português brasileiro, sendo assim coloque a tradução entre parênteses dará conforto ao leitor, evitando que ele tenha de ir ao Google tradutor.

A objetividade também é importante, se quer falar sobre fotos que viu não é preciso fazer mais do que 10 linhas relatando o porquê das fotos, local e autor. E quando for por o título, pense e reflita sobre, chame a atenção e seja claro sobre o que ele lerá, porque leitor desapontado por ter lido o que não queria não tem nada pior também pode nem sequer mais visitar seu espaço.

#Dica
Pense bem o seu espaço quais são os pontos principais, o que você conta nele daí você terá melhor idéia de como escrever.


Tutorial de tutoriais

Grande parte dos espaços contém tutoriais para enfim tudo que possa imaginar e tome cuidado quando for fazer um.

Antes: veja o que quer ensinar, escreva passo a passo de tudo com cautela, faça tabelas de preços se tiver de gastar em material, cronometre o tempo gasto.

Durante: Tire fotos, muitas fotos, ou filme peça que alguém ajude, seja paciente.

Depois: Passe tudo a limpo, corte o que não for preciso, acrescente se necessário, deixe um meio de contato ou peça que comentem se não entenderem. Também encontre algum outro parecido e deixe o link para que possa aprender de outra forma.

Obs: se fizer um vídeo falado fale num tom alto e claro, muitos tutoriais em vídeo ficam ruins porque a pessoa está tímida com a própria voz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos aos comentários das criticas CONSTRUTIVAS aos elogios. Volte sempre!