Amo meu corpo part.3




Daremos início a terceira e última postagem sobre saúde e estética. Clique aqui para conferir o primeiro e segundo, hoje o assunto central a ser discutido já foi abordado na mídia, porém esteve esquecido durante algum tempo: a anorexia e bulimia. E é interessante terminar essa leitura, principalmente, aqueles interessados em seguir a carreira como modelos, todavia recentemente realyties shows, como Menina fantástica e Casa da Ana Hickman, estão ganhando a cada dia maior destaque. Nessa perspectiva, devemos compreender os limites do corpo e assimilar os sinais, quando algo está errado.

Jovens estão sob constantes influências midiáticas, um dos maiores pontos de poder é sobre os padrões de estética, no qual não importa fatores genéticos ou personalidades, desde que estejam dentro de um jeans skinny sem rugas, ou seja, devem estar magros. De fato, não entender “magreza” como sinônimo de saúde. Vale ressaltar, ainda, as inúmeras modelos e lindas, que faleceram pela rígida exigência, para que emagrecessem sempre mais e mais.


Compreendendo a doença:

Anorexia nervosa é uma doença tipicamente de adolescentes ou jovens adultos, é uma doença, em geral, do sexo feminino.Ela surge, geralmente quando alguém decide perder peso.E mesmo quando atingem o peso desejado, ainda assim ficam insatisfeitos.Olham-se no espelho e se vêem gordas. As pessoas que manifestam esse distúrbio, buscam a perda de peso em exercícios físicos extenuantes, não se alimentam ou se alimentam tão mal que ficam desnutridos, com aparência esquelética, aliás esta aparência, é um indicador visual da Anorexia. Segundo alguns especialistas,esta perda de peso provoca alterações químicas no cérebro, levando a pessoa a ver gordura onde ela não existe.A anorexia por tempo prolongado pode levar a grave problemas de saúde, como a osteoporose e dano aos rins.


Já a bulimia , geralmente ocorre quando as pessoas se alimentam em excesso e em seguida esvaziam o estômago por meio de vômito induzido e/ou de laxantes. A pessoa bulímica que é tão obsecado por comida, tem hábitos que podem parecer normais e que passam assim despercebidos. Como o anoréxico, o bulímico tenta desesperadamente evitar ganhar peso que resulta da pessoa comer demais. A prática do vômito expõe a boca aos ácidos estomacais, prejudica o esôfago, o fígado, os pulmões e o coração da vítima. Além disso, o uso de laxantes destrói a função intestinal e resulta em diarréia contínua e hemorragia retal.

Fonte: http://pt.shvoong.com/medicine-and-health/1734678-anorexia-bulimia-como-dist%C3%BArbios-alimentares/#ixzz27b0AZz43

Atenção! Quero alertar, especialmente, ao público que assinalei no primeiro parágrafo. O corpo muitas das vezes é negligenciado, extrapolado seus limites. Contudo, cuidem do seu instrumento de trabalho, cientistas consideram o corpo humano, como a máquina perfeita e ela só permanecerão assim, se for tratada com cautela e tiver suas devidas manutenções. Não deixe subir a cabeça por propostas malucas, que possam lhe causar prejuízos futuros.

Um aspecto, que quero destacar é que estes distúrbios não necessariamente atacam somente o público feminino, afinal os homens também, embora sejam uma porcentagem pequena, são vítimas. Se você se encontra nessa situação, ou conhece alguém, que aparente estar entrando nesse complicado mundo há soluções.

Primeiramente, encontre uma pessoa na qual tem amizade e converse com ela, abra-se, conte o que está acontecendo. Geralmente, os jovens não buscam diretamente os pais, para conversar sobre então comece por onde se sente confortável.

Feito isso, procure um especialista da área. Ele te dará todas as informações, para combater esse problema. E seja forte, o tratamento desse tipo não costumam ser rápidos, insista, logo terá fim. Além disso, pense na vida toda que terá a frente, sem medos ou preocupações de um dos atos mais remotos_ que aprendemos antes mesmo de falar_ que é nos alimentar.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos aos comentários das criticas CONSTRUTIVAS aos elogios. Volte sempre!