Xô sedentarismo!




Assistindo a inúmera reportagens no final do ano de 2012 notei que a maioria das pessoas planejavam emagrecer, melhorar a saúde, enfim por fim ao sedentarismo. Como, você já deve estar informado o Brasil é um país populoso e grande parte de sua população se enquadra no grupo dos acima do peso, ou com problemas cardíacos ou outros relacionados a falta de uma alimentação adequada e exercícios físicos. E, para ajudar aqueles que icluíram na lista de metas para 2013: ganhar saúde; o Neo Passarela decidiu contribuir, após pesarmos bastante, vamos dar início a um plano que não será nada vapt vupt ao contrário para buscar saúde é preciso preocupações e tempo. Portanto, iremos com calma ainda dispomos de 351 dias no ano. 
Mais uma coisa que quero ressaltar, um dos primeiro passos para iniciarmos nossa trajetória é que você faça uma consulta médica, mas sei que a grande maioria não fará (nem eu fiz). E, sim, isso é ERRADO, porém não me preocupei tanto com um profissional por dois motivos: conheço muito bem as minhas necessidades e não é a primeira vez que faço esse tipo de trabalho, pois já fiz consultas médicas ( e muitas) para praticar exercícios (saúde intacta). Se você é uma pessoa que pode pagar pelo sistema particular de saúde, agende sua consulta, nós sabemos que o SUS é um sistema demorado e tempo não temos, temos outras metas para cumprir.

Saiba que...
Você possui seu corpo e não o da Juliana Paes por exemplo, ter algum artista como INSPIRAÇÃO é natural, porém você não terá o mesmo "corpo", isso é impossível. A nossa contribuição será ao longo do ano de 2013, tudo que eu fizer compartilharei aqui no blog, ou seja, não é nenhuma dieta ou exercício maluco que fará você ficar sarado para este verão. Também, não irei retirar do meu cardápio as coisas mais calóricas, que são as mais gostosas e as que mais consumo, radicalmente, será aos poucos com técnicas, irei expliar depois. E agora, que já estamos entendidos, vamos lá?
Eu já havia começado em dezembro, no início das férias (férias quase permanentes, terminei a escola até esqueço), parei para as festas e retornei dia 02 de janeiro. Primeiro você vai precisar de :
Uma balança, um espelho que possa ver maior parte do corpo, fita métrica, papel e caneta. Pode ir buscar eu espero... Pronto? Feito isso, suba na balança e veja seu peso atual, anote. Depois, fique frente ao espelho e com o olhar crítico veja o que realmente precisa ser melhorado (esteja usando roupas leves e que se moldem ao seu corpo), não pense na super modelo ou na gostosona do funk, pense em si, olhe-se, toque-se com carinho e perceba o que te incomoda, anote. Com o auxílio da fita métrica meça as partes do corpo que tanto te incomodam, pode ser a cintura, coxas, quadril, braço, abdomem e/ou panturrilha, mais uma vez anote.
#Dica1: se não dispor de balança, vá ao posto de saúde mais próximo, não é preciso agendar nada, peça apenas para que pesem e eles ainda medem sua altura. Também, existem farmácias que dispõem de balança.
#Dica2: se não tiver fita métrica use barbante ou  fita de cetin, passe sobre a parte do corpo  a ser medida e corte, para não se confundir corte também um pedaço de papel e escreva a parte do corpo e cole à fita ou barbante. Você, ainda, com um pouco de paciência pode medir a fita cortada, com uma régua e pode anotar em um bloquinho, mas não jogue fora a fita, pois ela fará parte de outras etapas.

Tudo feito? Podemos calcular seu IMC usando o peso e altura, para saber se está fora dos padrões saudáveis, dessa forma clique aqui e saiba. Mas, se não souber sua altura nada de desespero compare com amigos e vá somando ou diminuindo, simples.
Agora, você já se conhece e muito bem.
Um passo mais próximo da meta...
Nossa próxima etapa é mais simples, ainda, com o auxílio do papel e caneta vamos fazer mais anotações. O que gosta de comer e beber? (Uhmmm tanta coisa)
Mas, antes de sair escrevendo um livro (para mim seria uma enciclopédia de doces e massas) vamos fazer tópicos serão eles: o que mais consumo, o que mais gosto de consumir (inclua aqui o que você quase não come,mas gosta, principalmente), o que não gosto de consumir, o que nunca consumiu. Não há problema se ficar algum em branco. Veja o meu:

Agora pensando em saúde analise suas anotações, quais alimentos estão em exesso? Se a resposta for os mais calóricos, fique tranquilo, você não precisa sair descartando tudo da sua dispensa e geladeira, vamos utilizar duas ótimas técnicas, você ainda pode fazer uma pesquisa, como eu fiz sobre nutrientes e ver quais deve consumir mais ou menos, lipídeos por exemplo devem ser consumidos, mas não tanto, quanto as fibras. Veja as técnicas:
Técnica da substituição, com ela você pode substituir o que está em exesso por algo mais saudável, como aveia com iorgute, ou um sanduíche de peito de peru com alface e molho light, no lugar de um hamburguer. As opções são infinitas em outra postagem mostrarei as receitas que achei.
Técnina da redução, com ela você simplesmente diminui a quantidade daquilo que você consome, que não faz bem. Por exemplo, eu era viciada em refrigerante (muito mesmo), mas decidi retirá-lo do meu cardápio, porém todo lugar que eu ía serviam refrigerante. O que fazer? Com a técnica da substituição troquei o refrigerante por água e suco; com o tempo não sentia tanta necessidade dele, quando dei por mim bebia refrigerante só aos finais de semana ao sair com a família. Perceba, que eu não só troquei e nem abandonei, eu reduzi a quantidade, bebo muito menos refrigerante e nem noto.
As coisas que não gosto de comer e beber, não somos obrigados a passar a consumir, mas se forem verduras, legumes e frutas é bom. Porque, nosso corpo precisa dessas coisas querendo ou não, basta consumir pequenas quantidades. As coisas que nunca bebeu ou comeu, que tal experimentar? De preferencia, essas anotações poderiam ficar na porta da geladeira, né?
Trabalho de casa é com você...
Agora a última parte da postagem exige mais paciência, é uma coisa, que eu mesma não gosto tanto: exercícios físicos. Contudo, é um trabalho de pesquisa e prática, busque informações sobre tipos de exercícios físicos, fiz uma postagem dessas clique aqui para conferir. E faça aulas experimentais do que encontrou, se o bolso está razo e não dá para gastar com aulas desses tipos, pesquise por exercícios na internet que podem ser realizados em casa.
Na próxima postagem, trarei mais coisas que eu faço para essa meta mundial (risos). Fiquem de olho e não percam o foco. Lembrem-se, não basta pensar tem que agir e muita moderação.
ps: a primeira semana é a mais chata.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos aos comentários das criticas CONSTRUTIVAS aos elogios. Volte sempre!